Webinar "Proteção Civil: A Solidariedade Europeia na Prática"

O Parlamento Europeu deve adotar o Mecanismo de Proteção Civil da UE (MPCU), reformado com base nas lições aprendidas com a pandemia da COVID-19.
O Mecanismo de Proteção Civil visa garantir que a UE e os seus Estados-membros se encontrem

melhor preparados para responder a emergências de grande escala, especialmente quando estas afetam vários países ao mesmo tempo. Para que a ajuda de emergência seja enviada com maior rapidez, a Comissão poderá adquirir diretamente os recursos necessários através do rescEU, sob condições específicas.

Um total de 1,263 mil milhões de euros será alocado para o período de financiamento 2021-2027, complementado por 2,056 mil milhões de euros do plano de recuperação para a Europa.

Participantes:

PS, S&D
PSD, PPE
PCP, GUE/NGL
CDS-PP, PPE
Secretária de Estado da Administração Interna

Moderadora:

Jornalista EXPRESSO
Contexto:

O Mecanismo de Proteção Civil da UE (MPCU) foi criado em 2013 como um sistema voluntário para ajudar os Estados-membros a lidar com desastres naturais cada vez mais frequentes. Desde 2019, quando o rescEU foi criado, a UE tem conseguido obter de maneira conjunta os recursos necessários para ajudar os países a`ngidos por catástrofes quando a capacidade nacional está sobrecarregada. Uma nova reserva estratégica rescEU de equipamento médico, atualmente depositada em nove países, permite que a UE reaja mais rapidamente às crises.