Webinar "O futuro do trabalho"

A poucos dias da Cimeira Social, no Porto, organizada pela Presidência Portuguesa do Conselho da UE, o Parlamento Europeu organiza um webinar sobre “O Futuro do Trabalho”. Falam os eurodeputadosSandra Pereira (PCP, GUE/NGL), Maria-Manuel LEITÃO-MARQUES (PS, S&D) e José Manuel Fernandes (PPE, PSD), e a Ministra do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.
A moderação é feita por Margarida Peixoto, jornalista do Jornal de Negócios. O evento acontece no estúdio virtual do Parlamento Europeu e pode ser acompanhado no Facebook do Parlamento Europeuem Portugal.
Os jornalistas interessados no acesso à sala de imprensa do virtual, onde podem fazer perguntas, devem enviar e-mail para raquel.patricio@ep.europa.eu ou vera.ramalhete@ep.europa.eu.

Participantes:

BE, GUE/NGL
Ministra do Trabalho e Solidariedade e Seg.Social

Moderadora:

Jornalista do Jornal de Negócios

Informação adicional

  A atual pandemia de coronavírus e as crises de saúde que a acompanham destacaram e intensificaram certas tendências e desafios que já afetavam o mercado de trabalho na Europa. Isso inclui digitalização e automação acelerada, maior uso de inteligência artificial, restrições relacionadas com a falta de competências digitais e problemas relativos à situação dos trabalhadores online e outros trabalhadores em formas de emprego não padronizadas. Paralelamente, tem havido uma expansão sem precedentes no teletrabalho e no desenvolvimento de plataformas de transporte e entrega, como resultado da necessidade de distanciamento social durante a pandemia. Muitas dessas mudanças sobreviverão à crise atual e gerarão, por sua vez, novos desafios, que a UE e os Estados-Membros terão de enfrentar.

  A Cimeira Social vai delinear a respetiva agenda europeia para os próximos anos através da implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais cujos principais objetivos, a atingir até 2030, são:

  • Alcançar uma taxa de empregabilidade de, pelo menos, 78% na União Europeia;
  • Obter, no mínimo, uma percentagem de 60% dos adultos a participar anualmente em formação;  
  • Reduzir o número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em cerca de 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.

Mais Informações:

Communication on a Strong Social Europe For Just Transition -Action Plan On The European Pillar off Social Rights (PE)

Uma Europa social forte para transições justas (PE)

Parlamento: salário mínimo é remédio para a desigualdade e a pobreza no trabalho

Inquérito Eurobarómetro 2021 sobre uma Europa Social

Cimeira Social do Porto (Portugal.EU)

Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (Portugal.EU)

Plano de Ação sobre o Pilar Europeu dos Direitos Sociais (CE)