Eventos virtuais do Parlamento Europeu em Portugal 2023
O Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal não perde de vista a sua missão de informar. Em tempos de pandemia, onde a todos cumpre respeitar o distanciamento social, o Parlamento Europeu dispõe desta página onde são organizados debates virtuais sobre a atualidade europeia.
Os eventos virtuais do Gabinete do Parlamento Europeu são anunciados nas nossas redes sociais:
Próximo evento:
Webinar "Estado da União Europeia: Antevisão" Sexta-feira, 8 de setembro, 10h30
Os eurodeputados Pedro Marques (PS, S&D), João Pimenta Lopes (PCP, GUE/NGL) e Nuno Melo (CDS-PP, PPE) participam esta sexta-feira, dia 8 de setembro, entre as 10h30 e as 11h30 (hora de Lisboa) num webinar sobre o estado da União (SOTEU), em antecipação ao debate com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na próxima sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, que decorre entre os dias 11 e 14 de setembro.
O webinar, moderado pela jornalista do Observador, Cátia Bruno, pode ser acompanhado, a partir das 10h30, no estúdio virtual do Parlamento Europeu ou no Facebook e Twitter do Parlamento Europeu em Portugal.
Todos os anos, em setembro, a Presidente da Comissão Europeia desloca-se ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, para debater o estado da União (ou SOTEU, do inglês State of the Union) com os eurodeputados em sessão plenária, depois de apresentar o que a Comissão fez no longo do ano precedente, e o que tenciona fazer naquele que se avizinha. Após do discurso da Presidente von der Leyen, os eurodeputados, enquanto representantes eleitos pelos cidadãos da UE, avaliam o trabalho da Comissão de modo a garantir que as principais preocupações dos cidadãos europeus são tidas em conta. O debate do SOTEU influencia o programa de trabalho da Comissão Europeia para o ano seguinte.
O discurso deste ano da Presidente Ursula von der Leyen acontece no dia 13 de setembro, e é o último antes das eleições europeias em junho de 2024. O subsequente debate representa uma oportunidade para os eurodeputados avaliarem a capacidade da UE para responder efetivamente aos desafios, perspetivando o futuro.
A resposta da União Europeia à guerra da Rússia contra a Ucrânia, o combate às alterações climáticas, as medidas para controlar o aumento do custo de vida, fazer face à crise energética e defender o Estado de direito estão entre as questões mais prementes que a União enfrenta.
O debate sobre o estado da União é transmitido em direto aqui, no dia 13 de setembro, a partir das 8h00 (hora em Lisboa). Interpretação disponível nas 24 línguas oficiais da UE, bem como em língua de sinais internacional.
Fotografias e vídeos do debate ficam disponíveis no centro multimédia do Parlamento Europeu. Para mais informações, consulte as páginas oficiais do PE, ou da Comissão Europeia.